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Educação infantil: como incorporar atividades de alfabetização?

Criança monta letras do alfabeto como parte das atividades de alfabetização.

As atividades de alfabetização na educação infantil podem ir além do simples ensino das letras e palavras. Durante essa fase crucial, as crianças são incentivadas a aprender de forma lúdica, desenvolvendo habilidades essenciais para a leitura e escrita enquanto socializam e exploram sua criatividade, 

Com uma abordagem que valoriza o brincar como parte do aprendizado, o CSPC oferece uma base sólida para que cada criança se sinta confiante e preparada para os desafios futuros.

Continue lendo para aprender mais!

Definição e importância da educação infantil

A educação infantil representa mais na vida dos pequenos alunos do que somente o início da vida escolar. É também durante este período que se iniciam os trabalhos envolvendo a socialização entre alunos, o uso da criatividade, o gostar de brincar e, fundamentalmente, o processo de aprender brincando.

Esse aspecto lúdico integrado com o processo de aprendizado é uma das maiores marcas da educação no ensino infantil, especialmente em relação à alfabetização.

Aprender o alfabeto e a formar palavras fica muito mais gostoso quando esse processo é feito na base da diversão, com o olhar atento e paciente de professores que estão acompanhando cada etapa do desenvolvimento.

Atividades de alfabetização

Existem várias estratégias para desenvolver a competência de leitura e escrita nos alunos.

O primeiro passo é contar com professores que sejam comprometidos com a missão de acompanhar os alunos com paciência e gentileza nesse momento importante do aprendizado.

Além disso, o trabalho executado em sala de aula precisa ser fundamentado por um excelente material didático. No CSPC, escolhemos usar materiais criados por empresas reconhecidas pela qualidade do ensino e da educação, como o Bernoulli.

Além disso, o Colégio mantém a aplicação dos princípios definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo que todos os alunos construam bases sólidas para seu aprendizado na educação básica

A partir desses princípios, o aprendizado com gosto de diversão pode começar!

Como aprender brincando?

Quando se está na escola, e no início da jornada de aprendizado, aprender brincando também envolve se relacionar com seus colegas e forjar aprendizados em conjunto. Escolhemos uma história conhecida entre todos, e criamos um roteiro para que eles se divirtam e aprendam ao mesmo tempo.

Nosso projeto da foto abaixo foi para aprender o som das consoantes. Nossos alunos, divididos em vários grupos, usam um tapete mágico para viajar até a casa dos 7 Anões e participar do aniversário da Branca de Neve!

Alunos da educação infantil participam de atividade de alfabetização.
Alunos do CSPC se preparam para a viagem com o “Tapete Mágico”.

A missão dos alunos era entregar presentes que iniciam com a letra de cada grupo. Então, a missão era identificar o presente com a letra certa, pegar ele, e entregar para a aniversariante!

Expandindo o aprendizado da educação infantil

Existem outras atividades que estimulam a imaginação dos alunos e ainda trazem um passeio para fora da sala de aula!

Os alunos da educação infantil fazem visitas semanais à biblioteca do Colégio. Lá, participam de contação de histórias, que aguçam a criatividade e o amor pela literatura.

Além disso, os estudantes recebem orientação dos professores e da bibliotecária, sendo incentivados a fazerem empréstimos de livros e desenvolverem o hábito da leitura fora do Colégio também.

Outras formas de aprender

E quando o ato de aprender vira algo verdadeiramente saboroso?

Foi essa a proposta que desenvolvemos com o reconto da história “A Galinha Ruiva”. Além de relembrarem as lições por trás desse conto, os alunos ainda criaram, juntos, uma deliciosa receita de bolo inspirada no livro.

Veja detalhes na nossa galeria de fotos da atividade “A Galinha Ruiva”!

Orientação pedagógica para atividades de alfabetização e o ensino infantil 

Guiados pelos materiais pedagógicos de alta qualidade e pelos princípios de ensino do Colégio, uma das principais diretrizes seguidas pelos docentes responsáveis pela educação infantil no CSPC é fomentar o aprendizado de forma contextualizada.

Na prática, isso se reflete em usar situações ou histórias que sejam familiares aos alunos, e construir aprendizados a partir disso. Com explicações direcionadas e exemplos práticos, as crianças vão aprendendo a identificar letras, reconhecer sons e associar letras a nomes de objetos.

Sem perceberem, estão expandindo seu próprio repertório cognitivo, e aprendendo na base na brincadeira!

Habilidades desenvolvidas

Durante o processo de alfabetização dos alunos, vários eixos de aprendizado são desenvolvidos. Entre os contemplados no CSPC, estão a linguagem oral, prática de leitura e literatura, prática de escrita e produção de textos e análise linguística.

Expectativas ao final da educação infantil

Ao final do processo de educação infantil, espera-se que os alunos estejam prontos para darem o próximo passo na sua jornada de aprendizado.

O ensino fundamental – anos iniciais trará à tona conhecimentos mais aprofundados em matemática, português, ciências… gradualmente, os alunos serão apresentados a outras disciplinas e desafios.

Se a semente da paixão pela educação for devidamente plantada e cuidada durante a educação infantil, o resultado são alunos cada vez mais preparados para novas etapas de crescimento, sem medo de expandir seus conhecimentos e superarem obstáculos!

Esperamos que, ao final desta leitura, você tenha mais conhecimento de como a educação infantil trabalha atividades de alfabetização, e a importância de mostrar para os alunos que aprender é muito divertido!

Alunos da educação infantil participam de atividade de alfabetização.
Festa na Casa dos 7 Anões. Espaço: Teatro do CSPC

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*Neste artigo, colaborou a professora Patrícia Ferreira Alves (coordenadora pedagógica Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Colégio São Paulo da Cruz)

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